Mulheres que transformam o ecossistema de inovação em Petrolina

No mês da mulher, conheça o trabalho de mulheres que estão fazendo a diferença no Ecossistema de Inovação de Petrolina

08/03/2023

Por: Alan da Silveira

Augusta Ada King, a condessa de Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa dos anos 1800. Pouco conhecida no mundo tech, Augusta deve ser reconhecida como a primeira pessoa a escrever um algoritmo para ser processado por uma máquina, demonstrando o papel primordial das mulheres para o desenvolvimento da inovação no mundo. 


Mesmo sendo o perfil de uma das precursoras do mundo da inovação, as mulheres ainda são minoria na gestão de empresas e startups no Brasil e no mundo, mas a inovação não é masculina e ela não acontece sem elas. 


Nesse sentido apresentamos o perfil de algumas mulheres que estão transformando o ecossistema de inovação de Petrolina e que sem elas o ecossistema não estaria onde está hoje. 


Daniela Campeche, Doutora em Ciências Biológicas pela UFPE e pesquisadora da Embrapa Semiárido

Pesquisadora em Sistemas de Produção Aquícola e uma das Coordenadoras da Plataforma Agritech.NE. Daniela também é coordenadora do lócus de inovação “Plataforma Agritech.NE”, financiado pela FACEPE. O seu trabalho tem ajudado no desenvolvimento de novas startups do agronegócio na maior cidade do interior de Pernambuco. Além disso, muitas das startups que passam pelo trabalho de Daniela, são com foco em sustentabilidade, colocando Petrolina como centro de inovação sustentável da região.


Dinani Amorim, Professora e pesquisadora da FACAPE/UNEB 

Doutora em Computação - área de Inteligência Artificial, Dinani é professora da Faculdade de Petrolina e da Universidade do Estado da Bahia, possui experiência na área de Inteligência Artificial com ênfase em Redes Neurais Artificiais. Foi fundadora do primeiro curso de Ciência da Computação do interior de Pernambuco na FACAPE, responsável por dar base ao Ecossistema de Inovação de Petrolina.


Gislane Gava, Professora do IF-Sertão

Professora do Instituto Federal do Sertão, campus Petrolina, Gislane Gava é parte do corpo docente do IF-Sertão que tem levado a cultura empreendedora e de inovação para os alunos. Foi responsável pela semana de inovação do IF em 2022 e faz parte da incubadora da instituição, incentivando alunos de ensino médio, técnico e superior o desenvolvimento de empresas e a cultura de inovação.


Katia Souza, Gestora de Inovação do SEBRAE-Petrolina

Analista do SEBRAE-Petrolina há mais de 10 anos, Kátia foi gestora de diversas áreas da instituição que favorecem o ecossistema, mas desde 2018 tem atuado mais fortemente com a estruturação do Ecossistema de Inovação do Vale do São Francisco, em parceria com diversos atores estaduais e da região, como instituições de pesquisa, Prefeituras, Universidades, iniciativas conhecidas como Lócus de Inovação de Pernambuco, além de outros atores da quádrupla hélice para a geração de startups, das quais se destacam as Agritechs.


Natalia Candido, Fundadora da Inspire 

Mestranda em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido - Univasf, Natália é bacharel em Administração e Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos. Sócia fundadora da Inspire, startup com foco em intermediação de produtos orgânicos, que conecta o produtor rural ao consumidor final de produtos orgânicos. Sendo um agente intermediário prático e eficiente no processo de escoamento da produção agrícola orgânica.


Rosilene Duarte Batista,  Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste

Relações Públicas, Rosi é especialista em Empreendedorismo e Gestão. Atualmente Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, trabalha com foco no desenvolvimento regional e local sustentável. Fazendo parte do Programa de Desenvolvimento Territorial para o Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura, além da nobre missão representar o Banco do Nordeste  junto às Instituições, empresas e comunidades rurais.


Sarah Leila Almeida, CEO da Prediga+

Engenheira Agrícola e Ambiental. Sarah é mestranda em Engenharia Agrícola com foco em uso de tecnologias ópticas para fins agrícolas. Ela é Co-founder e CEO da Prediga+, uma startup petrolinense na área do agro que visa dispor de uma plataforma que une hardware portátil e software para o monitoramento em tempo real dos indicadores de qualidade em folha, ramo e fruto.